L.E.P.O

L.E.P.O

quinta-feira, 31 de março de 2011

Origem do LEPO



O Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais - LEPO, primeiro do gênero no Ceará, surgiu em razão da necessidade de se instalar na academia um espaço multidisciplinar e aglutinador que pudesse reunir em um mesmo ambiente, estudiosos, pesquisadores, praticantes, simpatizantes e apaixonados pelas artes, filosofia, linguas, história, religiões e cultura dos povos asiáticos, principalmente daqueles do Extremo Oriente.


O continente asiático, sempre destacado pelos seus superlativos, é o maior em extensão territorial - são mais de 44 milhões de km²; o mais populoso do planeta, com mais de 60% da população mundial - só a China e a Índia juntas tem cerca de 2 bilhões e meio de habitantes e um dos mais antigos, pois foi aí que floresceram civilizações com a Índia, a China e a Mesopotâmia.


Esse imenso mundo oriental tem recebido forte atenção da mídia ocidental na última década, em virtude do desenvolvimento de novos países emergentes como a Índia e a China, sendo que esta última tem impressionado o mundo ocidental com o seu crescimento vertiginoso.


Mais recentemente (em 2010) o continente chamou a atenção do mundo ocidental quando o mais abrangente levantamento internacional existente sobre a qualidade do ensino, aplicado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico - OCDE, feito com estudantes de 65 apíses, apontou a China sempre no topo dessas avaliações, seguinda de perto pela Coréia do Sul, Singapura, Hong Kong, Japão e Taiwan.


Não obstante esses indicativos, a Academia no Ceará ainda não tem lhe dado a devida atenção, quer seja nos cursos de graduação, quer seja nas pesquisas da pós-graduação. Salvo alguns poucos trabalhos, na verdade a produção científica a esse respeito ainda é muito tímida.


Foi refletindo sobre isso que um pequeno grupo de professores da Universidade Estadual do Ceará, entre os quais nos colocamos, pensou em criar na instituição um Núcleo Oriental que fosse capaz de aglutinar e estabelecer algum tipo de relação entre os cursos, pesquisas e práticas já existentes, como o Curso de Língua Japonesa (nihongô), ligado ao Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade e que já vem funcionando há quase vinte anos; o Curso de Pós-Graduação em Artes Marciais, do Departamento de Educação Física; o Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - MTC, oferecido em convênio com o Instituto Acus Natus e a disciplina de Tópicos Especiais (História Oriental) do Curso de Licenciatura em História.



5 comentários:

  1. De fato acredito que são poucos os trabalhos produzidos na Academia vinculados há alguma das várias temáticas orientais. Se levarmos em conta o nosso Estado, veremos que está produção ainda é bastante incipiente, e que a criação do LEPO veio em boa hora na tentativa de suprir uma carência no que compete ao debate sobre estas culturas e possíveis orientações para futuros trabalhos sobre a presença, manifestação e a influência do Oriente em nossa terra. Saudações e vida longa e fértil.

    Joel - História UECE

    ResponderExcluir
  2. estimados colegas, amigos, companheiros, irmãos.

    faz tempo que procuro um grupo aqui em fortaleza com esse.

    espero contato com voces.
    onde reunem, etc...
    espero ter acesso a voces.
    me escrevam
    e-mail e msn

    joserlandio@hotmail.com

    muito atento

    joserlandio

    ResponderExcluir
  3. estimados companheiros, amigos, colegas, irmãos.

    fiquei sabendo do encontro muito tarde.

    espero entrar em contato com voces e me juntar a voces.

    ende voces se encontram.
    como chegra ate voces.

    meu msn e e-mail é:
    joserlandio@hotmail.com

    suadações.

    ResponderExcluir
  4. quero participar do grupo.
    espero contato
    joserlandio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Joserlandio, obrigado por entrar em contato conosco! Se você tiver orkut, pode adicionar nossa comunidade: UECE - Estudos Orientais; no facebook: LEPO/UECE.

    ResponderExcluir